Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Elisabete Fialkovitz da Costa | - |
dc.contributor.advisor1 | Scarpato, Marta Thiago | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T14:14:53Z | - |
dc.date.available | 2023-09-12T14:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2010-06-29 | - |
dc.identifier.citation | Leite, Elisabete Fialkovitz da Costa. O ingresso no Ensino Superior: fatores que interferem na adaptação do aluno egresso do Ensino Médio. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39118 | - |
dc.description.resumo | Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica o presente trabalho teve como objetivo apresentar alguns estudos que têm sido pesquisados a respeito da transição do aluno do ensino médio para o ensino superior, tendo como destaque os fatores que interferem no processo de adaptação ao contexto universitário e que, consequentemente, influenciam a permanência e a evasão dos alunos neste nível de ensino. Buscando compreender a conjuntura da transição nos dias atuais foi analisada a questão da expansão do ensino superior, que tem possibilitado o acesso de um alunado cada vez mais heterogêneo, cujas capacidades, habilidades e anseios são praticamente desconhecidos pela universidade. Ainda sobre o problema da transição destacamos as diferenças no contexto de aprendizagem entre o ensino médio, com uma ampla rede de apoio ao estudante e o ensino superior, cuja estrutura pressupõe competências intelectuais, acadêmicas e pessoais nem sempre desenvolvidas no aluno. Por fim, são apresentadas as principais correntes de interpretação dos fatores que interferem no processo de adaptação acadêmica que abrangem as teorias desenvolvimentais, ligadas ao desenvolvimento do indivíduo e as fases do crescimento individual e as teorias ambientais ou sociológicas, que analisam como o meio atua sobre o indivíduo em seu processo de ajustamento à universidade. Os estudos analisados por esta pesquisa fornecem um conhecimento básico sobre a problemática da transição entre os dois níveis de ensino e sugerem possíveis intervenções às instituições universitárias, para a reversão deste quadro tão preocupante da evasão escolar no ensino superior, principalmente no período de adaptação do aluno | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Magistério do Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Adaptação universitária | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Expansão do ensino superior | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O ingresso no Ensino Superior: fatores que interferem na adaptação do aluno egresso do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELISABETE FIALKOVITZ DA COSTA LEITE.pdf Restricted Access | 136,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.