REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39118
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O ingresso no Ensino Superior: fatores que interferem na adaptação do aluno egresso do Ensino Médio
Autor(es): Leite, Elisabete Fialkovitz da Costa
Primeiro Orientador: Scarpato, Marta Thiago
Resumo: Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica o presente trabalho teve como objetivo apresentar alguns estudos que têm sido pesquisados a respeito da transição do aluno do ensino médio para o ensino superior, tendo como destaque os fatores que interferem no processo de adaptação ao contexto universitário e que, consequentemente, influenciam a permanência e a evasão dos alunos neste nível de ensino. Buscando compreender a conjuntura da transição nos dias atuais foi analisada a questão da expansão do ensino superior, que tem possibilitado o acesso de um alunado cada vez mais heterogêneo, cujas capacidades, habilidades e anseios são praticamente desconhecidos pela universidade. Ainda sobre o problema da transição destacamos as diferenças no contexto de aprendizagem entre o ensino médio, com uma ampla rede de apoio ao estudante e o ensino superior, cuja estrutura pressupõe competências intelectuais, acadêmicas e pessoais nem sempre desenvolvidas no aluno. Por fim, são apresentadas as principais correntes de interpretação dos fatores que interferem no processo de adaptação acadêmica que abrangem as teorias desenvolvimentais, ligadas ao desenvolvimento do indivíduo e as fases do crescimento individual e as teorias ambientais ou sociológicas, que analisam como o meio atua sobre o indivíduo em seu processo de ajustamento à universidade. Os estudos analisados por esta pesquisa fornecem um conhecimento básico sobre a problemática da transição entre os dois níveis de ensino e sugerem possíveis intervenções às instituições universitárias, para a reversão deste quadro tão preocupante da evasão escolar no ensino superior, principalmente no período de adaptação do aluno
Palavras-chave: Adaptação universitária
Transição
Ensino superior
Evasão escolar
Expansão do ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Magistério do Ensino Superior
Citação: Leite, Elisabete Fialkovitz da Costa. O ingresso no Ensino Superior: fatores que interferem na adaptação do aluno egresso do Ensino Médio. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39118
Data do documento: 29-Jun-2010
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISABETE FIALKOVITZ DA COSTA LEITE.pdf
  Restricted Access
136,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.