REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZylbersztajn, Moisés-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7839308785958824pt_BR
dc.contributor.advisor1Kaufman, Dora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8045171889826285pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T13:44:36Z-
dc.date.available2024-04-12T13:44:36Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationZylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239-
dc.description.resumoParece imperativo que a escola, assim como as demais instituições humanas, considere o desafio urgente de compreender, preparar-se e participar do desenvolvimento das aplicações de inteligência artificial (IA) que podem contribuir para a gestão do ensino e o aprimoramento da aprendizagem. Por meio da análise de documentos, publicações e estudos recentes, esta dissertação procura aproximar escola e IA, baseada em: a. conceituação técnica do desenvolvimento desta área de experimentação, apresentando inclusive alguns modelos matemáticos que embasam o aprendizado de máquina; b. estudos de casos de aplicativos educacionais, que permitam reconhecer o potencial das possíveis soluções baseadas em IA e c. análise crítica sobre a implantação histórica de tecnologias na escola brasileira para servir como insumo para a reflexão que se faz necessária neste momentopt_BR
dc.description.abstractIt seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this timeen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectArtificial Intelligenceen_US
dc.subjectMachine learningen_US
dc.subjectMetacognitionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moisés Alberto Zylbersztajn.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.