Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola |
Autor(es): | Zylbersztajn, Moisés |
Primeiro Orientador: | Kaufman, Dora |
Resumo: | Parece imperativo que a escola, assim como as demais instituições humanas, considere o desafio urgente de compreender, preparar-se e participar do desenvolvimento das aplicações de inteligência artificial (IA) que podem contribuir para a gestão do ensino e o aprimoramento da aprendizagem. Por meio da análise de documentos, publicações e estudos recentes, esta dissertação procura aproximar escola e IA, baseada em: a. conceituação técnica do desenvolvimento desta área de experimentação, apresentando inclusive alguns modelos matemáticos que embasam o aprendizado de máquina; b. estudos de casos de aplicativos educacionais, que permitam reconhecer o potencial das possíveis soluções baseadas em IA e c. análise crítica sobre a implantação histórica de tecnologias na escola brasileira para servir como insumo para a reflexão que se faz necessária neste momento |
Abstract: | It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this time |
Palavras-chave: | Educação Inteligência Artificial Aprendizado de máquina Metacognição Education Artificial Intelligence Machine learning Metacognition |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239 |
Data do documento: | 6-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Moisés Alberto Zylbersztajn.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.