REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239
Tipo: Dissertação
Título: Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola
Autor(es): Zylbersztajn, Moisés
Primeiro Orientador: Kaufman, Dora
Resumo: Parece imperativo que a escola, assim como as demais instituições humanas, considere o desafio urgente de compreender, preparar-se e participar do desenvolvimento das aplicações de inteligência artificial (IA) que podem contribuir para a gestão do ensino e o aprimoramento da aprendizagem. Por meio da análise de documentos, publicações e estudos recentes, esta dissertação procura aproximar escola e IA, baseada em: a. conceituação técnica do desenvolvimento desta área de experimentação, apresentando inclusive alguns modelos matemáticos que embasam o aprendizado de máquina; b. estudos de casos de aplicativos educacionais, que permitam reconhecer o potencial das possíveis soluções baseadas em IA e c. análise crítica sobre a implantação histórica de tecnologias na escola brasileira para servir como insumo para a reflexão que se faz necessária neste momento
Abstract: It seems imperative that schools, like any other institution, consider the urgent challenge of understanding, preparing for and participating in the development of artificial intelligence (AI) applications that can contribute to the management of teaching and the improvement of learning. Through the analysis of documents, publications and recent studies, this dissertation seeks to bring school and AI closer together, based on: a. technical conceptualization of the development of this area of experimentation, presenting mathematical models that support machine learning; b. case studies of educational applications, which allow recognizing the potential of possible solutions based on AI and c. critical analysis of the historical implementation of technologies in Brazilian schools to serve as input for the reflection that is necessary at this time
Palavras-chave: Educação
Inteligência Artificial
Aprendizado de máquina
Metacognição
Education
Artificial Intelligence
Machine learning
Metacognition
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Zylbersztajn, Moisés. Aproximações possíveis (e necessárias) entre Inteligência Artificial e escola. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41239
Data do documento: 6-Mar-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moisés Alberto Zylbersztajn.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.