REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGasparini, Amanda Poli
dc.contributor.advisor1Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1454053913465071pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-03T18:48:27Z-
dc.date.available2024-06-03T18:48:27Z-
dc.date.issued2023-12-13
dc.identifier.citationGasparini, Amanda Poli. Cuidadoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: sobrecarga de cuidados no processo de inclusão/exclusão na rede de educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41721-
dc.description.resumoEste estudo aborda a evolução histórica das concepções de deficiência, destacando a transição do modelo médico para o modelo social. Concentra-se na interseção entre trajetórias de pessoas com Síndrome de Down (SD) e o sistema educacional em São Paulo, explorando desafios e influências históricas da educação inclusiva. Apesar de avanços normativos, as escolas enfrentam questões de exclusão e violações de direitos. A ineficácia da Educação Básica no desenvolvimento de pessoas com SD é um agente promotor da sobrecarga das cuidadoras. Destaca-se a distinção entre integração e inclusão escolar e a presença de assistentes sociais na educação como avanço para estratégias inclusivas. A pesquisa analisa a efetividade das políticas públicas de inclusão educacional para pessoas com SD, sublinhando a urgência de repensar as instituições de ensino para promover uma verdadeira inclusão e uma sociedade mais justapt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the historical evolution of disability concepts, highlighting the transition from the medical model to the social model. It focuses on the intersection of the trajectories of individuals with Down Syndrome (DS) and the educational system in São Paulo, exploring challenges and historical influences of inclusive education. Despite normative advances, schools face issues of exclusion and violations of rights. The ineffectiveness of Basic Education in the development of individuals with DS in São Paulo contributes to caregiver overload. The distinction between school integration and inclusion is emphasized, along with the presence of social workers in education as a step forward for inclusive strategies. The research assesses the effectiveness of public policies for educational inclusion of individuals with DS, emphasizing the urgency to rethink educational institutions to promote true inclusion and a fairer societyen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Serviço Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectExclusão-inclusão escolarpt_BR
dc.subjectCuidadoraspt_BR
dc.subjectSobrecargapt_BR
dc.subjectServiço social na educaçãopt_BR
dc.subjectDown Syndromeen_US
dc.subjectSchool exclusion-inclusionen_US
dc.subjectCaregiveren_US
dc.subjectOverloaden_US
dc.subjectSocial service in educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleCuidadoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: sobrecarga de cuidados no processo de inclusão/exclusão na rede de educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto TCC_oficial_Amanda Poli Gasparin.pdf335,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.