Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42816Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.creator | Vieira, Thúllio Salgado Santos | - | 
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1300112456543285 | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | Zanotto, Mara Sophia | - | 
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9028449177738399 | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2024-10-09T17:50:17Z | - | 
| dc.date.available | 2024-10-09T17:50:17Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-09-27 | - | 
| dc.identifier.citation | Vieira, Thúllio Salgado Santos. Uma investigação empírica sobre o processo de compreensão da metáfora com sujeitos Down: contribuições do Pensar Alto em Grupo. 2024. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42816 | - | 
| dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem como objetivo geral investigar como sujeitos com Síndrome de Down compreendem a metáfora, por meio de uma prática dialógica de leitura, o Pensar Alto em Grupo (Zanotto, 1988, 1995, 2014; Zanotto, 2018; Sugayama, 2016) – pautada na epistemologia do dialogismo e no interpretativismo –. Os objetivos específicos foram cunhados a partir do questionamento inicial, são eles i) Os alunos, ao participarem de uma roda de conversa sobre a leitura de textos literários, podem compreender a metáfora? ii) Qual a reação dos alunos ao participar desta prática? iii) Como os resultados alcançados pela pesquisa podem contribuir com a perspectiva de um ensino inclusivo? Este trabalho está inserido na área de estudos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Pennycook,1998), e parte da hipótese de que as metáforas são um fenômeno de natureza onipresente na vida humana, transcende na/pela linguagem, não é apenas um ato extraordinário, como pressupõem a retorica tradicional, mas, também, um ato ordinário do agir e do pensar humano, predominantemente, reveladoras da dimensão afetivo-emocional que “calibram” as interações professor-aluno; professor-escola; professor-família. Teoricamente, sobre o processo embrionário da Síndrome de Down, (Pueschel, 1993; Lima, 2012; Kozma, 2007), foram utilizados como embasamento teórico. Em uma perspectiva discursiva, a pesquisa está ancorada na epistemologia do dialogismo (Bakhtin; Volóchinov 1979; Bakhtin, 2011). Na perspectiva cognitiva, a pesquisa foi fundamentada em estudos da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 1980, 2002; Zanotto, 1995, 2014, 2018). Para verificar a plausibilidade da hipótese, o corpus deste estudo foram pessoas com Trissomia do Par 21, participantes do projeto de extensão ALEGRIA (Aprendizagem da Leitura e Escrita Gerando Respeito, Inclusão e Autonomia) realizado pelo PPG da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, localizada no município de Belo Horizonte, MG. A partir da análise dos dados, busquei examinar, na prática, como os alunos com Síndrome de Down lidam e compreendem a linguagem figurada, por exemplo as metáforas que é um fenômeno pervasivo na linguagem humana, e estruturante das narrativas do cotidiano. Os dados revelaram que a prática dialógica de leitura pesquisada proporcionou uma quebra de paradigma, pois é possível depreender/perceber que os sujeitos com Síndrome de Down são capazes de compreender a linguagem figurada a partir da construção colaborativa. Por fim, foi possível atestar que o PAG propicia a construção de um ensino transformador, democrático e inclusivo. Contudo, pelo fato de essa ser uma primeira pesquisa, não deixo de enfatizar que é preciso mais pesquisas para investigar esse fenômeno | pt_BR | 
| dc.description.abstract | This master's research, linked to the Postgraduate Program in Applied Linguistics and Language Studies at the Pontifical Catholic University of São Paulo, is exploratory, bibliographical and qualitative interpretivist in nature. Its general objective is to investigate how subjects with Down Syndrome understand metaphor through a dialogical reading practice, Think Aloud in Group (Zanotto, 1988, 1995, 2014; Zanotto, 2018; Sugayama, 2016) - based on the epistemology of dialogism and interpretivism. The specific objectives were created based on the initial question: i) Can students understand metaphor or not as they take part in a conversation about reading literary texts? ii) How can this practice highlight the processes used by students during reading iii) How can the results of the research contribute to inclusive education? This work is part of the field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Pennycook, 1998). The study is based on the hypothesis that metaphors are an omnipresent phenomenon in human life, transcending in/through language, not just an extraordinary act, as traditional rhetoric presupposes, but also an ordinary act of human acting and thinking, predominantly revealing the affective-emotional dimension that "calibrates" teacher student; teacher-school; teacher-family interactions. Theories on the embryonic process of Down's Syndrome (Pueschel, 1993; Lima, 2012; Kozma, 2007) were used as a theoretical basis. From a discursive perspective, the research is anchored in the epistemology of dialogism (Bakhtin; Volóchinov 1979; Bakhtin, 2011. From a cognitive perspective, the research was based on classic and contemporary studies of Metaphor Concepts Theory (Lakoff; Johnson, 1980, 2002; Zanotto, 1995, 2014, 2018). In order to verify the plausibility of the hypothesis, the corpus of this study was made up of subjects with Down's Syndrome, who took part in the ALEGRIA extension project (Learning to Read and Write, Generating Respect, Inclusion and Autonomy) run by the PPG of the Pontifical Catholic University of Minas Gerais, located in Belo Horizonte, MG. Based on the analysis of the data, I sought to examine, in practice, how students with Down's Syndrome deal with and understand figurative language, for example metaphors, which is a pervasive phenomenon in human language and a structuring factor in everyday narratives. The data revealed that the dialogic reading practice researched provided a paradigm shift, as it is possible to deduce that subjects with Down's Syndrome are capable of understanding figurative language through collaborative construction. Finally, it was possible to attest that the PAG fosters the construction of transformative, democratic and inclusive teaching. However, as this is a first study, I must emphasize that more research is needed to investigate this phenomenon | en_US | 
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR | 
| dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR | 
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Leitura | pt_BR | 
| dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR | 
| dc.subject | Metáfora | pt_BR | 
| dc.subject | Pensar Alto em Grupo | pt_BR | 
| dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR | 
| dc.subject | Reading | en_US | 
| dc.subject | Applied linguistics | en_US | 
| dc.subject | Metaphor | en_US | 
| dc.subject | Think aloud in group | en_US | 
| dc.subject | Down's Syndrome | en_US | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR | 
| dc.title | Uma investigação empírica sobre o processo de compreensão da metáfora com sujeitos Down: contribuições do Pensar Alto em Grupo | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Thúllio Salgado Santos Vieira.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

