Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44214| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | Processos de escolarização, seletividade escolar, política educacional e pandemia: balanço das teses e dissertações brasileiras (2013/2023) | 
| Autor(es): | Oliveira, João Kalebe da Silva | 
| Primeiro Orientador: | Bueno, José Geraldo Silveira | 
| Resumo: | O objetivo deste estudo foi o de analisar as semelhanças e diferenças na produção acadêmica sobre a relação entre os processos de escolarização, seletividade escolar, política educacional e a pandemia da COVID-19, por meio de balanço tendencial de teses e dissertações contidas no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no espaço de tempo de 2013 a 2023, subdividido em três períodos: 1) 2013 a 2016: Governos Populares; 2017 a 2019: Governos autoritários; 2020 a 2023: período pandêmico. Com base no materialismo cultural (Williams, 1980), esta investigação procurou analisar quem, em termos institucionais, o que e como foram produzidas essas investigações. Os indicadores de cada uma dessas categorias foram inseridos em planilha excel e posteriormente transferidos para o software de análise estatística Sphinx iQ2, para a criação de tabelas e gráficos. Os achados que se destacaram foram os seguintes: a produção acadêmica, em geral, evidenciou que a pandemia de COVID-19 exacerbou problemas estruturais já existentes na educação básica brasileira, intensificando desigualdades sociais e escolares; que houve um aumento significativo na produção acadêmica voltada para a relação entre seletividade escolar e políticas educacionais com a ascensão ao poder de governos autoritários, mas não com o incremento de problemas após a eclosão da pandemia; que as instituições públicas lideraram as pesquisas, apesar das adversidades enfrentadas nos dois últimos períodos. Por fim, apesar desse crescimento, não foram encontrados indícios de que a produção de cento e noventa e uma pesquisas fosse fruto de ações coordenadas, envolvendo os programas de pós-graduação em educação de setenta e três Instituições de Ensino Superior espalhadas por todo o país, tanto no que se refere aos dados macroeducacionais, quanto às consequências em relação à organização escolar e às práticas pedagógicas | 
| Abstract: | The objective of this study was to analyze the similarities and differences in academic production on the relationship between schooling processes, school selectivity, educational policy, and the COVID-19 pandemic, through a trend analysis of theses and dissertations contained in the CAPES Theses and Dissertations catalog, in the time’s space from 2013 to 2023, subdivided into three periods: 1) 2013 to 2016: Popular Governments; 2017 to 2019: Authoritarian Governments; 2020 to 2023: pandemic period. Based on cultural materialism (Williams, 1980), this research sought to analyze in institutional terms who, what, and how these investigations were produced. The indicators of each of these categories were entered into an Excel spreadsheet and later transferred to the Sphinx iQ2 statistical analysis software, to create tables and graphs. The following findings stood out: academic production, in general, showed that the COVID-19 pandemic exacerbated existing structural problems in Brazilian basic education, intensifying social and educational inequalities; that there was a significant increase in academic production focused on the relationship between school selectivity and educational policies with the rise to power of authoritarian governments, but not with the increase in problems after the outbreak of the pandemic; that public institutions led the research, despite the adversities faced in the last two periods. Finally, despite this growth, no evidence was found that the production of one hundred and ninety-one research studies was the result of coordinated actions involving the postgraduate programs in education of seventy-three Higher Education Institutions spread throughout the country, either in terms of macro-educational data or the consequences in relation to school organization and pedagogical practices | 
| Palavras-chave: | Política educacional Seletividade escolar Pandemia Pesquisa educacional Pós-graduação Educational policy School selectivity Pandemic Educational research Postgraduate studies  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 
| Sigla da Instituição: | PUC-SP | 
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação | 
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade | 
| Citação: | Oliveira, João Kalebe da Silva. Processos de escolarização, seletividade escolar, política educacional e pandemia: balanço das teses e dissertações brasileiras (2013/2023). 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44214 | 
| Data do documento: | 10-Mar-2025 | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOÃO KALEBE DA SILVA OLIVEIRA.pdf | 864,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

