REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Fabiana de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045924042058277pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Marcio Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4591847517909670pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T14:59:41Z-
dc.date.available2025-05-20T14:59:41Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.identifier.citationSiqueira, Fabiana de Andrade. Ensino e a aprendizagem de números racionais na forma fracionária: perspectivas sobre metodologias de ensino e o uso de tecnologias entre 2022 e 2024. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44346-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como propósito realizar um levantamento bibliográfico em pesquisas realizadas no Brasil entre 2022 e 2024 que abordam o ensino e a aprendizagem dos números racionais em sua forma fracionária, concentrando-se em analisar as metodologias diversificadas que são utilizadas no uso de regras prescritivas para a realização das operações e dando enfoque naquelas que se valem do ensino sem o uso de regras prescritivas. O intuito foi identificar como essas metodologias podem propor situações de aprendizagem que permitam aos alunos compreender e generalizar a realização dessas operações. Com isso, nosso objetivo central foi responder à seguinte questão de pesquisa: Quais informações foram reveladas pelas pesquisas realizadas entre 2022 e 2024 sobre as metodologias de ensino adotadas por professores no ensino de operações com frações, considerando tanto o uso de regras prescritivas quanto abordagens alternativas? Para responder a essa questão, foram analisadas 26 pesquisas de mestrado disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A análise consistiu em segmentar as pesquisas e organizá-las em tabelas que destacassem os recursos metodológicos utilizados para o ensino de frações, ressaltando o uso de atividades diversificadas e o uso de tecnologias. Os resultados indicam que em muitas pesquisas é possível identificar regras prescritivas ao ensinar operações com frações. Mesmo quando tentam diversificar as atividades, utilizando expressões como “divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima” diante das dificuldades apresentadas pelos alunos. Esses achados ressaltam a necessidade de desenvolver pesquisas que proponham atividades capazes de auxiliar os professores a ensinar operações com frações de maneira que os alunos possam atribuir significado a essas operações, em vez de simplesmente memorizar métodos de resoluçãopt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to conduct a bibliographic survey of research carried out in Brazil between 2022 and 2024 on the teaching and learning of rational numbers in their fractional form. We focused on analyzing the diversified methodologies that employ prescriptive rules for performing operations, as well as those that dispense with such rules. Our objective was to identify how these approaches can design learning situations that enable students to understand and generalize the execution of fractional operations. Accordingly, our central research question was: What insights have studies conducted between 2022 and 2024 revealed regarding the teaching methodologies adopted by teachers for fraction operations, considering both prescriptive-rule-based and alternative approaches? To address this question, we analyzed 26 master’s‐level investigations retrieved from the CAPES Theses and Dissertations Repository and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The analysis involved segmenting the studies and organizing them into tables that highlighted the methodological resources used to teach fractions, with particular attention to diversified activities and technology integration. The results indicate that prescriptive rules remain prevalent in many studies: even when activities are varied, teachers frequently resort to expressions such as “divide by the denominator and multiply by the numerator” in response to students’ difficulties. These findings underscore the need for research that designs instructional activities allowing students to attribute conceptual meaning to fraction operations rather than merely memorize procedural algorithmsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectOperaçõespt_BR
dc.subjectRegras prescritivaspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectMathematics educationen_US
dc.subjectFractionsen_US
dc.subjectOperationsen_US
dc.subjectPrescriptive rulesen_US
dc.subjectTechnologyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino e a aprendizagem de números racionais na forma fracionária: perspectivas sobre metodologias de ensino e o uso de tecnologias entre 2022 e 2024pt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning of rational numbers in fractional form: perspectives on teaching methodologies and the use of technology between 2022 and 2024en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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