REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSério, Thiago Henrique
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437858069749089pt_BR
dc.contributor.advisor1Bassani, Marlise Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828404873323236pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T17:53:52Z-
dc.date.available2025-06-27T17:53:52Z-
dc.date.issued2025-06-02
dc.identifier.citationSério, Thiago Henrique. Colorida-mente: um estudo sobre subjetividades das cores entre estudantes de design e psicologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44718-
dc.description.resumoA cor é um fenômeno complexo multifacetado que abrange desde o sistema sensorial até o psicológico, composta de uma realidade químico-física, e de uma realidade subjetiva, compreendida pelas sensações e efeitos que cada cor causa e significados atrelados a cada arranjo de cores. O objetivo da presente pesquisa foi estudar se a dimensão subjetiva das cores (entendida como o conjunto de estados subjetivos e efeitos que cada cor provoca) percebida por estudantes de Design é a mesma que em estudantes de Psicologia. Procuramos, também, compreender possíveis pontos de convergência e de divergência entre os dois grupos, acerca da variedade de significados que as cores podem revelar no cotidiano. Participaram 20 estudantes, 10 de cada curso superior. Os métodos de coleta de informações foram compostos por aplicação de um questionário (elaborado para a pesquisa), composto por um conjunto de cores (total de 13 opções), a serem relacionadas a um conjunto de conceitos (32, tais como, alegria, surpresa, amizade), a fim de elaborar um acorde cromático sobre aquele conceito. Foram realizadas entrevistas com 2 participantes, de cada curso, com foco no motivo das associações. Montados os acordes cromáticos, agrupados por estados subjetivos e qualidade de vida, nos revelaram que estudantes de Psicologia tendem mais ao impacto subjetivo da cor e os de Design, visam ao papel expressivo dela. Discutem-se possibilidades de novas pesquisas abordando questões culturais sobre cores e sentimentospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia das corespt_BR
dc.subjectAcorde cromáticopt_BR
dc.subjectEstados subjetivospt_BR
dc.titleColorida-mente: um estudo sobre subjetividades das cores entre estudantes de design e psicologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Colorida-Mente, um estudo sobre subjetivi_Marlise A. Bassani.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.