Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18725
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pinky Dinky Doo e o ensino de conceitos: análise de um programa infantil destinado a pré-escolares |
Autor(es): | Neves, Patricia Imakuma |
Primeiro Orientador: | Rubano, Denize Rosana |
Resumo: | As crianças de hoje têm na televisão um objeto de grande importância em seu cotidiano. Seu entretenimento em casa cada vez mais se baseia em assistir televisão, que se configura como principal lazer das crianças. Dado o poder de influência da TV e o tempo diário em que este tipo de entretenimento ocupa a vida da criança , é preciso atentar às conseqüências que ela traz. Este trabalho tem como objetivo analisar a proposta e o conteúdo de um programa infantil educativo e investigar se e como ele pode atuar como agente social colaborador atuante na produção de zona de desenvolvimento proximal da habilidade da fala e aquisição de vocabulário na faixa etária a que esse programa se destina. Primeiramente foram selecionados os 9 canais de televisão destinados ao público infantil. Dentre esses canais a escolha recaiu sobre aquele destinado a crianças pré-escolares, que é o Discovery Kids. A partir de um levantamento dos programas por ele exibidos, selecionou-se aquele que se propunha a trabalhar a linguagem da criança: Pinky Dinky Doo.Foram analisados dois episódios do programa escolhido a partir de uma perspectiva vigotskiana. O programa Pinky Dinky Doo parece poder atuar como agente colaborador da produção de uma zona de desenvolvimento proximal das palavras que se propõe trabalhar, com um planejamento que condiz com os objetivos propostos |
Palavras-chave: | Criança pré-escolar Televisão Linguagem Pinky Dinky Doo (Programa infantil educativo ) Aquisicao de linguagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Neves, Patricia Imakuma. Pinky Dinky Doo e o ensino de conceitos: análise de um programa infantil destinado a pré-escolares. 2008. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18725 |
Data do documento: | 19-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Imakuma Neves.pdf | 229,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.