REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15725
Tipo: Tese
Título: Convivendo com adolescentes: esboçando um modelo de intervenção clínica em adolescentes em uma instituição escolar
Autor(es): Santos, Maria Mercedes Samudio
Primeiro Orientador: Safra, Gilberto
Resumo: Esse trabalho pretende apresentar um modelo clínico de intervenção com adolescentes em uma instituição escolar. Teve a finalidade de promover o fluir do processo maturacional do adolescente no espaço escolar. Esse modelo é decorrente de pesquisa de campo com jovens de escola pública da cidade de São Paulo, que freqüentavam a classe de "correção de fluxo". A justificativa para empreender esta tarefa encontra-se na crença de que o espaço escolar podia acolher um trabalho interventivo clínico que levasse em conta as necessidades dos alunos, utilizando-se do espaço da escola e das atividades dos alunos com seus professores. A intervenção clínica realizada fundamentou-se, principalmente nos conceitos de espaço potencial e de holding de D. W. Winnicott. Pude compreender, por meio desse trabalho a profunda descaracterização da instituição educacional pública na atualidade, decorrente da situação complexa do mundo contemporâneo. Constatei que, ao se oferecer os cuidados necessários para o adolescente na contemporaneidade, auxilia-se na promoção da saúde do jovem para o estabelecimento de um sentido de dignidade e cidadania
Abstract: This work aims to present a clinical model of intervention with teenagers inside a scholar institution. It had the purpose of promoting the flow of the teenagers´ maturing process within the school space. This model derives from the field research developed with teenagers who attended the correção de fluxo (flow correction) classes in a public school in São Paulo. The main reason to carry out this task is the strong belief that the school s space could embrace an interventive clinical work that took into account the students needs, using the school s location and students´ activities with the teachers. The clinical intervention was specially based on the concepts of potential space and on D.W. Winnicott´s holding. I was able to understand, through this work, the deep decharacterization of the public educational system nowadays, as a result of the complex situation of contemporary world. I realized that, by offering the current necessary care to the adolescents, you help promote their health thus establishing a sense of dignity and citizenship
Palavras-chave: self
processo maturacional
intervenção clínica
instituição escola
model of intervention
teenagers
maturing process
scholar institution
Adolescentes
Comportamente operante
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Santos, Maria Mercedes Samudio. Convivendo com adolescentes: esboçando um modelo de intervenção clínica em adolescentes em uma instituição escolar. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15725
Data do documento: 20-Mai-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Maria Mercedes.pdf890,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.