Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
| Autor(es): | Guariroba, Ivan Ferreira |
| Primeiro Orientador: | Nogueira, Andrea Patricia |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandos |
| Palavras-chave: | Professor reflexivo Ensino aprendizagem Língua inglesa |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422 |
| Data do documento: | 7-Mai-2014 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf | 539,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

