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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41721
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cuidadoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: sobrecarga de cuidados no processo de inclusão/exclusão na rede de educação básica |
Autor(es): | Gasparini, Amanda Poli |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e |
Resumo: | Este estudo aborda a evolução histórica das concepções de deficiência, destacando a transição do modelo médico para o modelo social. Concentra-se na interseção entre trajetórias de pessoas com Síndrome de Down (SD) e o sistema educacional em São Paulo, explorando desafios e influências históricas da educação inclusiva. Apesar de avanços normativos, as escolas enfrentam questões de exclusão e violações de direitos. A ineficácia da Educação Básica no desenvolvimento de pessoas com SD é um agente promotor da sobrecarga das cuidadoras. Destaca-se a distinção entre integração e inclusão escolar e a presença de assistentes sociais na educação como avanço para estratégias inclusivas. A pesquisa analisa a efetividade das políticas públicas de inclusão educacional para pessoas com SD, sublinhando a urgência de repensar as instituições de ensino para promover uma verdadeira inclusão e uma sociedade mais justa |
Abstract: | This study addresses the historical evolution of disability concepts, highlighting the transition from the medical model to the social model. It focuses on the intersection of the trajectories of individuals with Down Syndrome (DS) and the educational system in São Paulo, exploring challenges and historical influences of inclusive education. Despite normative advances, schools face issues of exclusion and violations of rights. The ineffectiveness of Basic Education in the development of individuals with DS in São Paulo contributes to caregiver overload. The distinction between school integration and inclusion is emphasized, along with the presence of social workers in education as a step forward for inclusive strategies. The research assesses the effectiveness of public policies for educational inclusion of individuals with DS, emphasizing the urgency to rethink educational institutions to promote true inclusion and a fairer society |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Exclusão-inclusão escolar Cuidadoras Sobrecarga Serviço social na educação Down Syndrome School exclusion-inclusion Caregiver Overload Social service in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Serviço Social |
Citação: | Gasparini, Amanda Poli. Cuidadoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: sobrecarga de cuidados no processo de inclusão/exclusão na rede de educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41721 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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