REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44346
Tipo: Dissertação
Título: Ensino e a aprendizagem de números racionais na forma fracionária: perspectivas sobre metodologias de ensino e o uso de tecnologias entre 2022 e 2024
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning of rational numbers in fractional form: perspectives on teaching methodologies and the use of technology between 2022 and 2024
Autor(es): Siqueira, Fabiana de Andrade
Primeiro Orientador: Almeida, Marcio Vieira de
Resumo: O presente trabalho teve como propósito realizar um levantamento bibliográfico em pesquisas realizadas no Brasil entre 2022 e 2024 que abordam o ensino e a aprendizagem dos números racionais em sua forma fracionária, concentrando-se em analisar as metodologias diversificadas que são utilizadas no uso de regras prescritivas para a realização das operações e dando enfoque naquelas que se valem do ensino sem o uso de regras prescritivas. O intuito foi identificar como essas metodologias podem propor situações de aprendizagem que permitam aos alunos compreender e generalizar a realização dessas operações. Com isso, nosso objetivo central foi responder à seguinte questão de pesquisa: Quais informações foram reveladas pelas pesquisas realizadas entre 2022 e 2024 sobre as metodologias de ensino adotadas por professores no ensino de operações com frações, considerando tanto o uso de regras prescritivas quanto abordagens alternativas? Para responder a essa questão, foram analisadas 26 pesquisas de mestrado disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A análise consistiu em segmentar as pesquisas e organizá-las em tabelas que destacassem os recursos metodológicos utilizados para o ensino de frações, ressaltando o uso de atividades diversificadas e o uso de tecnologias. Os resultados indicam que em muitas pesquisas é possível identificar regras prescritivas ao ensinar operações com frações. Mesmo quando tentam diversificar as atividades, utilizando expressões como “divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima” diante das dificuldades apresentadas pelos alunos. Esses achados ressaltam a necessidade de desenvolver pesquisas que proponham atividades capazes de auxiliar os professores a ensinar operações com frações de maneira que os alunos possam atribuir significado a essas operações, em vez de simplesmente memorizar métodos de resolução
Abstract: The present study aimed to conduct a bibliographic survey of research carried out in Brazil between 2022 and 2024 on the teaching and learning of rational numbers in their fractional form. We focused on analyzing the diversified methodologies that employ prescriptive rules for performing operations, as well as those that dispense with such rules. Our objective was to identify how these approaches can design learning situations that enable students to understand and generalize the execution of fractional operations. Accordingly, our central research question was: What insights have studies conducted between 2022 and 2024 revealed regarding the teaching methodologies adopted by teachers for fraction operations, considering both prescriptive-rule-based and alternative approaches? To address this question, we analyzed 26 master’s‐level investigations retrieved from the CAPES Theses and Dissertations Repository and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The analysis involved segmenting the studies and organizing them into tables that highlighted the methodological resources used to teach fractions, with particular attention to diversified activities and technology integration. The results indicate that prescriptive rules remain prevalent in many studies: even when activities are varied, teachers frequently resort to expressions such as “divide by the denominator and multiply by the numerator” in response to students’ difficulties. These findings underscore the need for research that designs instructional activities allowing students to attribute conceptual meaning to fraction operations rather than merely memorize procedural algorithms
Palavras-chave: Educação matemática
Frações
Operações
Regras prescritivas
Tecnologias
Mathematics education
Fractions
Operations
Prescriptive rules
Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Citação: Siqueira, Fabiana de Andrade. Ensino e a aprendizagem de números racionais na forma fracionária: perspectivas sobre metodologias de ensino e o uso de tecnologias entre 2022 e 2024. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44346
Data do documento: 4-Abr-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA DE ANDRADE SIQUEIRA.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.